O que significa?
As reações alérgicas intraorais ao níquel são muito raras. As reações alérgicas durante o tratamento ortodôntico mais comuns são devidas ao látex e ao níquel. No nosso consultório, decidimos eliminar o látex.
Os sintomas de uma alergia ao níquel incluem erupções cutâneas ou inchaços, vermelhão ou outras alterações na cor da pele, manchas secas na pele que lembram queimaduras.
Alguns componentes em Ortodontia contêm níquel. O aço inoxidável contém aproximadamente 8% de níquel. É importante mencionar que a maioria dos estudos científicos demonstram que todos os componentes ortodônticos intraorais feitos de aço inoxidável são seguros para uso em pacientes hipersensíveis ao níquel. Isto, deve-se ao facto de a estrutura molecular do aço inoxidável impedir a liberação de níquel.
Solução ou Tratamento
Uma alternativa sem níquel ao aço inoxidável está disponível nas seguintes formas:
- Cerâmica
- Policarbonato ou plástico
- Titânio
- Brackets em ouro
Se um paciente tiver uma reação positiva à sensibilidade ao níquel (teste positivo a um adesivo específico de teste) durante o tratamento ortodôntico, todos os aparelhos intraorais e / ou extra-orais (aparelhos) contendo níquel devem ser removidos até a reação alérgica desaparecer.
Assim que a reação alérgica desaparecer, aparelhos sem níquel são colocados em boca.
A evidência científica concluiu que o tratamento ortodôntico não está associado a um aumento da sensibilidade ao níquel, a menos que os pacientes usem piercings durante um longo período (contêm níquel) ou exista suscetibilidade genética.