Dentista ou Ortodontista – Como ser reconhecido como especialista em Ortodontia?

Todos os “ortodontistas” podem ser Médicos Dentistas, mas somente um muito pequeno grupo de Médicos Dentistas são Especialista em Ortodontia. Estar consciente em cuidar da sua saúde oral, também significa acreditar no especialista reconhecido pelas autoridades oficiais.

No ano de 2019, estavam inscritos na Ordem dos Médicos Dentistas Portugueses, 10.491 dentistas com cédula profissional ativa.

Na Ordem dos Médicos Dentistas, existem os chamados colégios de especialidade em Medicina Dentária.

O colégio de ortodontia, é o mais antigo e á data de Outubro de 2020, eram reconhecidos em Portugal 71 especialistas em Ortodontia.

Assim sendo, no universo de todos os médicos dentistas portugueses com cédula ativa somente 71 ou 0.67 % são reconhecidos pela Ordem dos médicos dentista, governo de Portugal e União europeia com o título de: Especialista em Ortodontia.

O médico dentista é semelhante ao seu médico de família. O ortodontista é um médico dentista especialista em ortodontia pela ordem dos médicos dentistas.

Mais informação disponível em:

Assim sendo, o ortodontista é o profissional da área da saúde, que se encontra mais qualificado no diagnóstico, prevenção e tratamento de qualquer problema que possa ter no alinhamento dos dentes ou maxilares.

Requisitos

Quais são os requisitos para um médico dentista ser considerado especialista em Ortodontia em Portugal e na Comunidade Europeia?

1

Completou o curso em Medicina Dentária

Curso com a duração de 6 anos.

2

Completou um programa de 3 anos

Curso superior full time de especialização em ortodontia (pós-graduação), cuja idoneidade foi reconhecida pela Ordem dos Médicos Dentistas.

3

Pertence ao Colégio de Ortodontia

Pertence ao Colégio de Ortodontia da Ordem dos Médicos Dentistas.

Dr Pedro Carreiro, Msc

O Dr. Pedro Carreiro é o Médico Dentista n: 5999 e Especialista do colégio de Ortodontia da ordem dos médicos dentistas número n: 66.

O Dr Pedro Carreiro, pertence a uma família de dentistas. O seu pai António Santos Carreiro (número 99) e a sua irmã, Susana Carreiro.

Entre 2001 e 2007, formou-se em Medicina Dentária pelo Instituo Superior Egaz Moniz. Entre 2007 e 2009, trabalhou como médico dentista generalista em diferentes contextos. Nesse período, Pós-graduou-se, em Dentisteria restauradora estética com o Prof. Jorge Perdigão.  Entre 2009 e 2011, pós-graduou-se uma segunda vez pela Universidade de Nova York, num curso fellowship- tempo integral de Ortodontia e investigação científica. Entre 2011 e 2014, foi aceite como residente e aluno na especialidade clínica de ortodontia na Universidade de Aarhus, Royal college of Dentistry, departamento de ortodontia, Prof.(a) Birte Melsen.  Nesse período, para além de ter completado com sucesso o seu treino como especialista em Ortodontia, passou com distinção, o exame nacional Dinamarquês de acesso á especialidade, o que permitiu adquirir, a autorização pelo governo Dinamarquês, como especialista oficial em ortodontia. Tal especialidade foi automaticamente reconhecida na comunidade Europeia e pelo governo Português. Completou, também com sucesso, o Mestrado em ciências na Universidade de Aarhus Royal college of Dentistry, departamento de ortodontia, Prof.(a) Birte Melsen, intitulado: “ CBCT comparison between Tooth and Bone borne Anchorage on SARME patients – Retrospective study”.

Entre 2014 e 2020, exerce prática exclusiva em Ortodontia na Dinamarca e em Portugal. Em 2018, tornou-se membro provisório do European Boards of Orthodontics.

Quer marcar a sua consulta?