O que significa?

O paciente diabético tem um risco considerável de desenvolver doenças cardiovasculares. Os olhos, rins, nervos e até a pele podem ser afetados pela diabetes. Nesse sentido, a saúde oral também pode ser afetada, tendo uma influência no seu tratamento ortodôntico.

Quais são os desafios que precisam de ser superados?

  • Risco de doença periodontal. Pacientes diabéticos são mais suscetíveis a infeções. A perda óssea e a inflamação durante a doença periodontal podem mover os dentes para uma posição indesejável durante o tratamento.
  • Gengivite (inchaço nas gengivas). A inflamação nas gengivas aproxima as capilares sanguíneas da superfície podendo facilmente causar hemorragia.
  • Dentes escurecidos. A falta de higiene oral durante o tratamento ortodôntico resulta em danos permanentes aos dentes, tornando-os acastanhados.

Importância e Vantagem

Maior eficácia

O tratamento ortodôntico tradicional é o mais eficaz. No entanto, se os pacientes não conseguirem ter uma higiene oral ideal, existe uma alternativa. A alternativa ao tratamento ortodôntico tradicional são os alinhadores transparentes que alinham os dentes usando goteiras finas e transparentes.

Manutenção

Os alinhadores de certa forma podem ajudar a manter uma boa higiene oral, pois o paciente tem a possibilidade de remover e colocar o alinhador fazendo a sua higiene oral após cada refeição. Ser um paciente diabético não significa que não possa beneficiar de um tratamento ortodôntico. No entanto, é essencial um cuidado extremamente elevado de higiene oral. Higiene oral a nível dos dentes, gengiva e aparelho. Se assim acontecer, os nossos pacientes e toda a equipa irão atingir a sua missão, ou seja, criar um sorriso saudável e brilhante.

Solução ou Tratamento

1

Usar uma escova interdentária. Deve ser uma escova fina, redonda ou em forma de cone com cerdas unidas por um fio.

2

Escovar os dentes 3x / ao dia, 5 min. cada vez. Complete a sua higiene oral com um elixir para controlar a flora bacteriana.

3

Agendar regularmente (4 meses) uma consulta. Faça um plano com o seu especialista e higienista. Este esquema de trabalho é fundamental para controlar sinais de inflamação gengival.

4

Se possível, parar de fumar. Se não conseguir, pelo menos reduzir.

Resultados

Precisa de mais informações?

Equipa que o vai tratar

Dr. Pedro Carreiro

Dr. José Martins

Dra. Ana Firmino

Dra. Eevi Pulst

Dra. Clara Fontinha

Quer marcar a sua consulta?